CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSO O OUTRO BLOG DOS ARAUTOS EM SALVADOR

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSO O OUTRO BLOG DOS ARAUTOS EM SALVADOR
(Este blog está em vias de ser excluído)

ARAUTOS DO EVANGELHO

ARAUTOS DO EVANGELHO
ESPIRITUALIDADE: Devoção a Eucaristia; Devoção a Nossa Senhora; Devoção ao Papa

terça-feira, 21 de outubro de 2008

BEATIFICADOS OS PAIS DE SANTA TERESINHA


Entre 12.000 e 15.000 católicos de vários países assistiram neste domingo em Lisieux, norte da França, à beatificação dos pais de Santa Teresa, aos quais os fiéis atribuem curas milagrosas de crianças.

Os fiéis atribuem a Louis (1823-1894) e a Zélie (1831-1877) Martin, pais de Santa Teresa, a capacidade de interceder junto a Deus para a cura milagrosa de crianças.

Antes de Louis e Zélie, apenas outro casal, os italianos Luigi e Maria Beltrame Quattro Occhi, foram beatificados simultaneamente em 2001.

Louis e Zélie Martin devem sua beatificação à cura em 2002 de um bebê italiano que sofria de má formação pulmonar e que o papa Bento XVI reconheceu oficialmente como um milagre.

O menino, hoje com 6 anos, estava presente na cerimônia.

Os restos de Louis, que era relojeiro, e de Zélie, bordadora, foram levados neste domingo para um relicário na basílica de Lisieux.

Santa Teresa entrou aos 15 anos no convento carmelita de Lisieux e morreu nessa cidade aos 24 anos em 1897.

AFP

domingo, 19 de outubro de 2008

PAIS DE SANTA TERESINHA SERÃO BEATIFICADOS


Cidade do Vaticano, 18/10/2008 - Amanhã, Dia Mundial das Missões, os pais de santa Teresinha, Louis e Zelie Martin, serão beatificados em Lisieux, na França. Eles são o segundo casal a ser beatificado pela Igreja Católica depois de Luigi e Maria Quattrocchi, elevados à honra dos altares por João Paulo II em 2001, mas é o primeiro caso de genitores de uma Santa. Os pais de Santa Teresinha de Lisieux, que perderam 4 filhos de seus 8 filhos, casaram-se há 150 anos, em 13 de julho de 1858.

Rádio Vaticano

Página

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

DEDICAÇÃO DA CAPELA DO CARMELO DA BAHIA




O Coral Nossa Senhora da Conceição, formado por Cooperadores baianos, cantou na Missa de Dedicação da Capela Santa Teresa de Jesus, conhecida como Santa Teresa de Ávila, do Carmelo da Bahia, realizada nessa quarta-feira, dia 15. A Santa Missa e a cerimônia de Dedicação foi presidida por Dom Josafá Menezes, Bispo Auxliar da Arquidiocese de São Salvador, e concelebrada por vários sacerdotes. Muitos movimentos eclesiais e associações religiosas se fizeram representar, a exemplo das Irmãs de Caridade da Beata Teresa de Calcutá e Concepcionistas da Imaculada Conceição.

As Irmãs Carmelitas foram trazidas à Bahia pelo então Cardeal Dom Augusto Álvaro da Silva que desejava uma Ordem contemplativa rezando pelas vocações sacerdotais. Recorreu ao Carmelo de São Paulo, que em 19 de janeiro de 1958 enviou à Bahia três religiosas: Irmã Maria Teresa da Eucaristia; Irmã Maria Elisabeth da Trindade e Irmã Regina da Imaculada Conceição. Instalaram-se inicialmente na Ilha de Itaparica, num convento junto ao Seminário da Arquidiocese. No dia 23 de janeiro de 1958 foi celebrada a primeira Missa por Dom Augusto, dando como fundado o Carmelo Nossa Senhora da Anunciação e São José.

As Irmãs Carmelitas viveram por três anos nesse convento observando a Regra e Constituições das Carmelitas Descalças da Ordem da Gloriosíssima Virgem Maria do Monte Carmelo. A partir daí passaram a procurar um local aonde pudessem se instalar em Salvador. Através do Cardeal Arcebispo e com a ajuda da Madre Provincial do Bom Pastor adquiriram um terreno do bairro de Brotas onde passaram a construir o novo Carmelo. Assim, no dia 09 de março de 1961, transferiram-se para Salvador instalando-se no Paço da Penha, em local cedido pelo Cardeal Dom Augusto, anexo à Igreja da Penha, no tradicional bairro da Ribeira.

No dia 24 de agosto de 1962, data comemorativa do 4º Centenário da Reforma Teresiana foi lançada pelo cardeal Dom Augusto a primeira pedra do futuro Mosteiro, com a presença dos Irmãos Carmelitas, sacerdotes e amigos do Carmelo. No dia 19 de dezembro de 1965, foi inaugurado festivamente o novo Mosteiro, com Missa Solene presidida pelo então Cardeal Dom Augusto Álvaro da Silva. No dia 24 de novembro de 1968, foi solenemente inaugurada a nova Capela do Mosteiro dedicada a Santa Teresa de Jesus. Na data da inauguração não foi possível realizar a dedicação da Capela, razão pela qual foi escolhida a data da festa de Santa Teresa, Patrona da Capela, e os 50 anos do Carmelo na Bahia para que essa dedicação fosse realizada.