CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSO O OUTRO BLOG DOS ARAUTOS EM SALVADOR

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSO O OUTRO BLOG DOS ARAUTOS EM SALVADOR
(Este blog está em vias de ser excluído)

ARAUTOS DO EVANGELHO

ARAUTOS DO EVANGELHO
ESPIRITUALIDADE: Devoção a Eucaristia; Devoção a Nossa Senhora; Devoção ao Papa

segunda-feira, 9 de junho de 2008

PACAEMBU LOTA NA COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO

Pacaembu lota para comemorar o centenário da Arquidiocese de São Paulo

São Paulo, 8/6/2008 – Nesta tarde, o estádio do Pacaembu vibrou de alegria e fervor. Dezenas de milhares de fiéis, que lotavam as arquibancadas, comemoraram uma data memorável para a igreja local: o centenário da Arquidiocese de São Paulo.
Desde as primeiras horas da manhã, centenas de ônibus ocuparam os estacionamentos das proximidades do estádio. Fontes da PM e da CET comentaram que todo o evento transcorreu na mais perfeita ordem. Grande número de jornalistas dos principais órgãos de imprensa e TV cobriram amplamente o acontecimento.
O ato iniciou-se com várias apresentações musicais de cantores católicos mais apreciados pelos fiéis, a partir das 13:00 h. Mas o ponto auge do evento foi uma solene celebração eucarística presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, sendo concelebrantes o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, o Cardeal Primaz do Brasil e Arcebispo de Salvador, Dom Geraldo Magella Agnelo, o Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, 31 arcebispos e bispos e centenas de sacerdotes de todo o Brasil.
Honraram também com sua presença estas solenes festividades o Prefeito de São Paulo, Dr. Gilberto Kassab além de numerosas autoridades civis e militares assim como figuras de destaque de outras religiões e confissões cristãs.
A coleta do Ofertório da Missa, conforme informou Dom Joaquim Justino Carreira, bispo auxiliar de São Paulo, foi destinada a financiar a construção do Santuário Madre Paulina, na favela de Heliópolis, uma das maiores da América Latina.
Na abertura do evento, foi lida por Dom Pedro Luiz Stringhini uma mensagem do Papa Bento XVI, associando-se ao “jubiloso canto de ação de graças ao Senhor pelos frutos de vida cristã com os quais quis abençoar esta querida Igreja local.” O Papa, fez referência à sua visita a São Paulo, da qual guardava ainda viva recordação: “conservo com particular alegria a recordação dos instantes que a Providência me concedeu presenciar naquela verdadeira festa espiritual que foi o encontro com a juventude Latino Americana do ano passado”.
Em seguida, o Cardeal Dom Odilo Scherer saudou os presentes e lembrou os bispos e arcebispos que o antecederam à frente da arquidiocese. “Hoje queremos agradecer a Deus – acrescentou ainda - pela história de nossa arquidiocese. Toda a comunidade arquidiocesana é convidada a testemunhar que Deus habita esta cidade e que isso é bom e faz bem a São Paulo”.
Após a solene entrada da imagem de São Paulo Apóstolo, foi lido o decreto da Congregação para o Culto Divino que “confirma o Apóstolo São Paulo como Patrono junto de Deus da Arquidiocese de São Paulo, no Brasil”. Tendo o Papa o poder das chaves, que liga no céu o que é ligado na terra, o Apóstolo fica comprometido com os habitantes desta cidade, podendo estes lucrar as graças que ele recebeu para fazer apostolado e participar do seu arrojo para dilatar os limites da Igreja.
Durante a homilia o Núncio Apostólico, Mons. Lorenzo Baldisseri fez referência à coragem e ao ardor evangelizador do Apóstolo São Paulo: “a partir de hoje, esta arquidiocese tem oficialmente como padroeiro São Paulo, de forma que à semelhança do apóstolo gigante, esta cidade de tanta importância no contexto latino-americano, no âmbito social, político e econômico, deve ser um exemplo de ardor e irradiação apostólicos para todo o continente.”
Os Arautos do Evangelho participaram da animação da liturgia. Seus hábitos, nos quais sobressai, de alto a baixo, uma cruz vermelha e branca, deram uma singular nota de solenidade à cerimônia. E sua presença ao longo de toda a celebração conferiu ao evento uma forma de beleza, característica de seu carisma.
Segundo o Pe. Antônio Guerra, E.P., um dos coordenadores das comemorações “a afluência de fiéis superou as perspectivas, calculando-se em cerca de 40 mil o seu número”. Cerca de dez mil Arautos do Evangelho ocuparam o “tobogã” do Pacaembu, ostentando uma vistosa capa cor de laranja sobre os ombros, com as insígnias da instituição: a cruz vermelha e branca e as chaves pontifícias.
No final da celebração a imagem de São Paulo Apóstolo foi levada triunfalmente em procissão, em torno do estádio, seguindo em carreata para a Catedral da Sé.

Fonte: Assessoria de Imprensa dos Arautos do Evangelho

Nenhum comentário: